Planservice
Área Restrita English Português

Notícias - Sustentabilidade

Painel de Cimento "Transparente"

15/02/2016

A empresa italiana fabricante de cimento e blocos de cimento, Italcementi, desenvolveu um painel de cimento "transparente": o i.light. Ele aparenta ser um painel de cimento comum, porém, permite a passagem da luz pelos seus orifícios de 2 a 3 milímetros, dando a impressão de transparência.

O i.light foi desenvolvido especialmente para o pavilhão italiano na Expo Shanghai, em 2010, como prova da capacidade de transmitir a luz através do material cimentício. Essa capacidade foi conferida com a utilização de uma resina que preenche os orifícios por onde a luz é transmitida.

Os painéis, com dimensões de 0,50 x 1,00 m e espessura de 5 centímetros possuem transparência de 20% e podem ser aplicados tanto em paredes como em coberturas e pisos.

Devido à passagem de luz, há um aumento da claridade interna ao edifício, que acarreta economia de energia em vários ambientes. Segundo os criadores, um edifício feito com o i.light pode economizar uma quantidade de energia semelhante à que a edificação pouparia durante o horário de verão.

Ao lado você pode conferir as imagens do pavilhão italiano da Expo Shanghai:


Artigos Relacionados

Assine a Newsletter

Se mantenha informado via e-mail, sobre os novos artigos da Planservice

Tags

#sustentabilidade #sustentabilidadeemfoco #sustentabilidadebrasil #greenbuilding #greenbuildings #certificacao #certificacaointernacional #lead #acqua