Planservice
Área Restrita English Português

Notícias - BIM

Tecnologia BIM: O que é, afinal?

10/05/2014

 O atual cenário da construção tem sido propício para o desenvolvimento e crescimento do setor. Há evidências de riscos tanto no desenvolvimento, no gerenciamento e na viabilidade dos projetos, quanto no planejamento e na gestão das obras, que, de alguma forma, têm comprometido a rentabilidade e os resultados dos empreendimentos, dos negócios e das empresas.

Por isso, o projeto, o planejamento e a gestão das obras assumem hoje papel estratégico no mercado da construção. Se o projeto influi fortemente na concepção do produto imobiliário, condicionando o uso de novas tecnologias, o planejamento e a gestão das obras interferem diretamente na dinâmica da execução, minimizando os riscos em relação à qualidade, à produtividade, aos custos de construção e aos prazos de entrega dos empreendimentos.
O BIM, sigla para Building Information Modeling (em português, Modelagem de Informação da Construção), é uma metodologia que contém um conjunto de informações geradas e mantidas durante todo o ciclo de vida de um edifício.  Seu conceito, que teve origem em meados da década de 1980, foi popularizado apenas à partir de 2008, após o um evento chamado BIMStorm, realizado em Los Angeles, evento esse apelidado de "Woodstock da Engenharia".
O conceito tem como uma de suas ideias centrais o armazenamento e o compartilhamento de dados referentes a um projeto em um único modelo, que pode ser acessado e modificado a qualquer momento por qualquer integrante do processo, mantendo-o sempre atualizado.
Através de softwares específicos são gerados modelos virtuais que possibilitam a visualização de cada uma das etapas ou disciplinas envolvidas (estrutura, hidráulica, elétrica, prevenção de incêndios, acessibilidade, etc), o que permite obter todos os dados abrangidos no ciclo de vida de uma construção como, por exemplo, o planejamento, os projetos, a construção e a operação da obra, sendo capaz, também, de detectar incompatibilidades construtivas, de gerar o orçamento detalhado e de acompanhar o físico-financeiro.
Tendo todos esses dados e informações disponíveis, a possibilidade de se ter a compreensão do empreendimento é muito mais real, permitindo que todos os membros da equipe permaneçam coordenados, aprimorem a precisão, reduzam desperdícios e tomem decisões mais bem fundamentadas.
Há vários vídeos na internet mostrando como o BIM funciona.
 
Link para um desses vídeos:http://youtu.be/SIl2CUF1TIc

 

Por Tatiana Carvalho


Artigos Relacionados

Assine a Newsletter

Se mantenha informado via e-mail, sobre os novos artigos da Planservice

Tags

#3DBIM #BIM #Buildingmodelinginformation #projectdesign #Projetos #projetos3D #projetos4D